Essa é sem dúvida alguma a maneira mais eficiente de escalonar um projeto. A partir do momento que você investe dinheiro para gerar tráfego (seja diretamente para um produto, ou para uma página de captura, etc) e você consegue um ROI (Retorno sobre investimento) positivo, existe sempre a possibilidade de investir mais dinheiro para aumentar ainda mais o tráfego para uma página/produto.
Como comprar tráfego
Existem muitas maneiras de comprar tráfego, como por exemplo em mecanismos de busca como Google & Bing, redes sociais como Facebook & Instagram, portais como Uol, mobile como iAd, entre outras variadas maneiras que envolvem diferentes plataformas.
E agora o Bidvertiser que é uma ótima plataforma, onde é possível comprar visitas ( do Brasil) muito barato mesmo.
Cada plataforma possui suas particularidades e é necessário conhecer bem o canal que está sendo trabalhado. Algumas plataformas permitem o uso de imagens, umas possuem campos para texto maior do que outras, e às vezes a landing page não se encaixa nas regras de um canal.
Você pode anunciar segmentando por palavra-chave, interesses, urls ou pode comprar um espaço em algum site. Ou então anunciar somente para tablets e mobile, ou segmentar somente para pessoas com wi-fi. Precisamos analisar muitos fatores quando falamos em compra de tráfego.
Utilize imagens que atraiam a atenção do usuário, utilize títulos criativos, segmente corretamente o público que deseja alcançar e escolha as palavras-chave corretas em seu mercado.
Primeiro, cuidado!
Os principais canais de compra de tráfego possuem muitas regras que vão contra os métodos de venda utilizados por muitos produtores. Antes de começar a rodar suas campanhas, por exemplo, de Facebook ads ou Adwords, leia atentamente a todas as regras das plataformas.
Um exemplo de regra que deve ser observada, por exemplo, é se a página não exibe um pop-up na saída e um vídeo com autoplay. Muitas urls principais de produtos possuem isso, então na hora de criar anúncios você deve utilizar alguma url alternativa que não tenha esses recursos (essas urls ficam disponíveis na página de afiliados dos produtos).
Regras para anúncios no Adwords
Regras para anúncios no Facebook
Regras para anúncios no Bing Ads
Chamadas que mais convertem
O criativo de um anúncio é tão importante quanto as estratégias de segmentação e o domínio da plataforma onde você pretende anunciar: Ele tem o poder de aumentar o CTR e diminuir seus custos.
Quando falamos em criativo, nos referimos ao anúncio todo. Da imagem ao texto. Mas primeiro, vamos no concentrar nas chamadas.
Ao longo dos anos, separamos alguns modelos de chamadas que, quando usadas adequadamente, converteram muito bem. Aqui estão alguns exemplos:
Aqui está o método que está ajudando _____ a _____:
Maneiras pouco conhecidas para _____
Livre-se do _____ de uma vez por todas!
Uma maneira rápida para _____
“Este programa me ajudou muito (resolveu algum problema)! Ele definitivamente vai funcionar para você”
Como acelerar o seu _____ com _____ (algo estranho)
(Autoridade) revela maneiras rápidas e eficientes de _____
O truque para _____ que os (profissionais de tal área) estão escondendo de você
(Profissional da área) odeiam ele. (Pessoa) descobre truque para _____.Estes são exemplos crus que precisam ser trabalhados de acordo com o produto e o nicho que você deseja trabalhar. Vale a pena entender o conceito para desenvolver novas chamadas mais adequadas ao seu produto. Seguem mais algumas ideias:
Utilize ou crie um depoimento sincero
Faça a pessoa imaginar como seria a vida dela depois de utilizar o seu produto. Comece o anúncio com “Imagine você…”
Utilize números: Estatísticas, Prova Social (1700 pessoas já baixaram), Tempo (Como resolver um problema em 30 dias)
Use algo estranho no anúncio para atrair a curiosidade
Simples ou passo a passo
Utilize chamadas de ação como Clique!
Também trabalhamos muito com Power Words. São palavras de impacto que podem aumentar ainda mais o CTR.
Atenção
Atalho
Revelado
Chocante
Comprovado
Matador
Segredos
Grátis
Esperto
Surpreendente
Cientificamente
Brecha
Crítico
Finalmente
Poderoso
Resultados reais
Você
A Escolha do Produto
Para você ter campanhas de sucesso, você deve escolher excelentes produtos para anunciar com excelentes materiais de venda. Tenha em mente que você precisará realizar alguns testes para encontrar as melhores ofertas como por exemplo:
Produtos de Ticket alto x Ticket baixo: Qual gera mais retorno? Menos vendas por mais comissão por venda, ou mais vendas por menos comissão por venda?
Landing Pages x Artigos x Squeeze: Para onde vale mais a pena mandar tráfego? Vale mais a pena coletar o e-mail do lead através da squeeze, ou tentar fazer uma venda por impulso enviando o tráfego para a landing page?
Concorrência: Vale mais a pena anunciar produtos que mais pessoas estão anunciando, ou produtos para nichos específicos e menos explorados?
E também existem basicamente três tipos de páginas que um afiliado pode comprar tráfego:
Diretamente para a Landing Page de Venda do Produto (Site do produtor com seu link de afiliado);
Para um Artigo (em seu site ou site do produtor) que leva o leitor a comprar o produto no final do artigo (uma landing page de informação);
Para uma squeeze page (página de captura) para coletar o e-mail dos usuários.Não existe uma melhor maneira de se promover. Nós trabalhamos com muitos afiliados que se preocupam somente na compra de tráfego, não querem trabalhar com e-mail e squeezes, e querem apenas se preocupar em saber que os ganhos estão sendo maiores do que o investimento. Outros afiliados preferem criar sua própria lista e trabalhar na divulgação do produto.
Agora vamos começar a falar um pouco sobre as principais plataformas para compra de tráfego.
Facebook Ads
O Facebook é uma das plataformas mais simples e acessíveis para compra de tráfego atualmente. Através dele é possível gerar uma grande quantidade de tráfego a um custo muito baixo e o mais importante: qualificado.
Facebook ads para afiliados
Começando a Campanha
Ok, você já escolheu um produto digital para promover. Tem boa reputação, ótimos feedbacks, paga uma boa porcentagem de comissão, então agora é hora de começar a campanha no Facebook. Entre no gerenciador de anúncios, e coloque sua url de afiliado que levará para a landing page do produto.
Segmentação
Não existe uma fórmula mágica de segmentação. Você precisa testar diferentes públicos para se aproximar de uma segmentação perfeita de acordo com o produto que você está anunciando.
Por exemplo: O produto Pronta para o Romance, tem como público alvo mulheres brasileiras, de 30-50 anos e solteiras. Nesta segmentação poderíamos adicionar interesses relacionados a coaching, ou páginas de produtos de autoajuda como a página do livro “Os homens são de marte; Mulheres são de Vênus” por exemplo.
Dica 1: Sempre faça testes de segmentação incomuns como por exemplo deixar a campanha com o mínimo de segmentação possível. Já tivemos excelentes resultados em campanhas com públicos abertos segmentando somente mulheres brasileiras de X a Y idade.
Dica 2: Para incluir Fan Pages relacionadas no campo de interesses, copie e cole o nome da página no gerenciador de anúncios. Algumas páginas podem não aparecer.
Dica 3: Isto não é uma regra, mas campanhas com públicos acima de 1 milhão de pessoas costumam ter um desempenho melhor.
Posicionamento
As opções de posicionamento são:
Feed de notícias desktop
Feed de notícias móvel
Coluna da direita
Obtivemos os melhores resultados usando os anúncios no Feed de Notícias Desktop e Móvel. Os anúncios no sidebar costumam ser mais baratos, mas nossos resultados com este formato foram muito inferiores aos outros formatos.
Dica: Uma dica é sempre criar campanhas separadas para conseguir melhores desempenhos. Uma mobile, e uma desktop. Outra dica é verificar a landing page no seu smartphone antes de começar a campanha. Se você não conseguir ler o conteúdo ou assistir ao vídeo, evite.
Imagens
Sempre testamos as imagens de todos os anúncios. Assim como as chamadas, as imagens também são responsáveis pelo aumento da taxa de cliques (CTR) de seus anúncios e podem reduzir drasticamente os seus gastos.
Como o Facebook é uma bagunça visual, sempre optamos por imagens menos carregadas e super simples. Fundos chapados com alguns poucos elementos para ilustrar nossa mensagem. Pouco ou nenhum texto (lembre-se de testar seus anúncios com texto nesta ferramenta abaixo para não ultrapassar 20%).
Ferramenta do Facebook para Porcentagem de Texto
Algumas dicas rápidas:
Fundos chapados amarelo, preto ou vermelho convertem bem;
Teste o uso de bordas contrastantes com o feed;
Evite a cor azul escuro para não brigar com o visual do Facebook;
Teste chamadas de ação (CTAs) na imagem;
Crie suas imagens no Photoshop e sempre aumente a saturação das cores e a nitidez da imagem;
Salve os arquivos em png otimizado para web (Ctrl + Alt + Shift + S no Photoshop);
Além de fotos, utilize também vetores;
Procure por imagens incomuns para atrair a curiosidade das pessoas;
Cuidado com as regras de imagens para anúncios no Facebook.
Otimizar para…
Antes as opções para definição de verba eram CPC, CPM e CPMO. Hoje, as opções foram “simplificadas” e um novo recurso de visualização única foi adicionado.
A definição de otimização de verba é extremamente importante para o sucesso da sua campanha. Entender, e principalmente testar de acordo com os seus interesses pode significar uma grande economia em sua verba.
As opções para otimização da verba hoje são:
Cliques no site: para pessoas com maior probabilidade de clicar no seu anúncio e ir para o seu site.
Cliques: para pessoas com maior probabilidade de clicar no seu anúncio. Esta opção também contabiliza interações através do curtir, comentário e compartilhar (CPC).
Alcance único diário: para que seu público veja o seu anúncio 1x por dia. Interessante para produtos que atraem muitos comentários de ódio.
Impressões: os anúncios serão exibidos o máximo possível e serão cobrados a cada mil visualizações (CPM).
Todas as opções são interessantes para infoprodutos. Tudo depende do que você prefere testar. Geralmente trabalhamos com a opção “Cliques no Site”.
Cliques no Site ou Cliques
Se você optar por uma das opções de Cliques, você poderá optar por diferentes definições de preço:
Obtenha o máximo de cliques pelo melhor preço; ou
Estipule o valor de um cliqueA primeira opção otimiza o desempenho do seu anúncio para obter os melhores resultados possíveis. A segunda opção possibilita que você defina um valor máximo por clique. Para quem não pode ficar o dia todo alterando os valores dos cliques (que varia de acordo com horário e dia), escolha a primeira opção.
Uma boa fonte para introdução ao Facebook Ads, e para entender melhor como funcionam estes bids, é um artigo escrito pela Aline Couto, do Infoprodutos Brasil, no Escola Dinheiro.
Artigo: Introdução aos anúncios do Facebook
Alcance Único Diário X Impressões
Escolhendo qualquer uma destas opções, você deverá definir um custo máximo por impressão. Procure sempre utilizar o lance máximo sugerido pelo Facebook e não se esqueça de acompanhar o progresso da campanha com frequência para alterar o bid caso necessário.
Maior Erro dos Afiliados
Se você pretende lucrar com uma campanha de Facebook Ads, não comece com um baixo investimento. Mesmo para testar suas chamadas, imagens e ofertas, você precisará começar com uma verba razoável para conseguir o máximo de tráfego possível. E quanto maior o valor da oferta, maior o volume de tráfego para que você tenha resultado.
Pense em Facebook Ads como um investimento. Domine primeiro as estratégias de menor custo, e prepare-se para começar sua campanha de Facebook Ads com uma verba de no mínimo R$50,00 por dia.
Quando realizamos testes, investimos R$100,00 em cada campanha para encontrarmos os melhores anúncios. A partir do momento que você encontrar o anúncio de maior conversão, todo o seu investimento será recuperado. Algumas campanhas não trazem um ROI positivo, e é necessário realizar novos testes até acertar a mão.
Dicas Extras
Não sabe analisar suas campanhas? Utilize a ferramenta Ad Expresso. Ela não é gratuita mas gera relatórios mais simples. Dependendo de suas atualizações, você terá acesso a mais recursos na criação dos anúncios como mais caracteres e caracteres especiais.
Evite começar campanhas no período da noite, finais de semana ou feriados.
Suas campanhas tem uma vida útil média de 7 dias (não é uma regra).
Leia o artigo em nosso site sobre campanhas de Facebook Ads: (o artigo inclui a palestra da Aline Couto sobre Facebook para Afiliados, do Afiliados Brasil)
Adwords & Bing Ads
Outro local que traz ótimos resultados para promover uma oferta é através dos anúncios em mecanismos de pesquisa, como Google & Bing.
Novamente, é muito importante analisar com cuidado as regras para não ter anúncios reprovados.
Como comprar tráfego de adwords e big
Muitas vezes páginas de venda direta não estão de acordo com as regras, e por essa razão é necessário analisar o produto e encontrar urls alternativas que atendam essas exigências.
A melhor maneira de ter sua campanha aprovada é você criar anúncios que vão para o seu lado, para um blog construído por você. Você pode utilizar conteúdo do produtor nesse blog (caso o mesmo autorize) e adaptar para todas as exigências da plataforma.
Nós tivemos problemas com alguns produtos, e por isso criamos um site paralelo somente para anunciar no Adwords e Bing Ads. Segue abaixo algumas recomendações que não são exatamente uma regra, mas podem ser de grande ajuda para ter seu blog aprovado para anunciar (Não são necessários todos requisitos):
Ter um logotipo para o seu site
Ter um link para uma página de contato
Ter um endereço visível
Ter um telefone
Ter um disclaimer informando que os resultados podem variar de pessoa para pessoa (deixar claro que algum depoimento não representa exatamente o resultado que você terá também)
Não levar para urls que utilizam pop-up de saída
Não levar para urls que utilizam autoplay no vídeo
Não levar para uma página que possui somente um vídeo sem mais informações
Não levar para uma página de vídeo onde o botão de compra só aparece depois de determinado tempo
Criar conteúdos relacionados e linkar em seu site
Mencionar referências
Não levar para páginas de captura de e-mail (nem mesmo com iscas digitais em troca)
O site deve possuir termos e condições
O site deve conter políticas de privacidade
A melhor estratégia é enviar tráfego para conteúdo, e esses conteúdos apontarem para uma página de venda de um produto.
Se você envia o usuário para um bom conteúdo, você está atendendo a expectativa dele, e esse conteúdo irá promover a venda. Se isso for feito de maneira correta, você conseguirá ótimos resultados.
Você poderia, por exemplo, colocar esse artigo em seu site e fazer anúncios para ele:
4 Alimentos que Aceleram o Envelhecimento
Esse artigo oferece um conteúdo de qualidade, no final, o usuário tem a possibilidade de adquirir o material completo.
Você poderia testar anunciar para palavras relacionadas a envelhecimento.
Alimentos antienvelhecimento
Antienvelhecimento
Contra envelhecimento
Antienvelhecimento
Não envelhecer
Envelhecimento precoce
etc…
A estratégia para atrair os cliques é a mesma que discutimos anteriormente, sempre tente se diferenciar e criar anúncios criativos que despertem a curiosidade do leitor:
4 alimentos que envelhecem
4 Alimentos do dia a dia que estão te envelhecendo
Você pode ainda anunciar na rede display, desse modo você pode trabalhar imagens e conteúdo textual que aparecerá nos mais variados blogs relacionados.
49 Canais para Compra de Tráfego
Nós trabalhamos com muitos outros canais e cada um deles possui algumas particularidades interessantes. Por exemplo, o Trafficvance e a Advertise permitem gerar um tráfego de pessoas que instalaram uma tool bar, por isso os anúncios aparecem nos blogs e sites que essa pessoa visitar. O iAd permite criar anúncios para iPhone e iPad. No POF você cria anúncios em um site de relacionamentos, podendo segmentar por sexo, idade, entre outros diversos fatores.
Segue abaixo uma lista com 49 canais onde você pode comprar tráfego (cliques), e que você poderá explorar de diferentes maneiras:
Uol Cliques
Google Adwords
Facebook Ads
Bing Ads
MSN Adcenter
Sitescout
iAd
POF
Cleverad
Trafficvance
360 Midia
Looksmart
7Search
MyAds
Clicksor
AdSide
Adblade
Adbrite
AdSonar
Advertise
Pulse360
AdClickMedia
Bidvertiser
Adknowledge
Hotwords
Findit-quick
AdManage
Findology
AdMarketplace
Ezanga
Media Traffic
DirectCPV
AdOnNetwork
Lead Impact
Infolinks
Kontera
Linkworth
Inlinks
InText
Spider Ad
Jumptap
inMobi
Mojiva
ExoClick
PropellerAds
SelfAdvertiser
WantsTraffic
Adcash
RadiumOne
Espero que essas dicas ajudem você na hora de criar suas campanhas que serão trabalhadas com tráfego pago. Apenas lembre-se que quando você decide comprar tráfego, é de extrema importância realizar diversos testes com a oferta, chamadas, imagens e também fazer o tracking de venda corretamente para calcular o seu ROI (Retorno sobre o investimento)
Deixar Um Comentário