Nicho de Mercado; Veja Como Escolher o Seu

Escolher um nicho de mercado no qual iremos trabalhar, e sobre o qual iremos escrever em nosso blog.

 

Nicho de Mercado: Veja como escolher o nicho mais lucrativo, para Adsense ou Programas de afiliados, como obter idéias de nichos lucrativos.

Como pode ver, qualquer que seja a sua opção, é necessário escolher um nicho de mercado para atuar.

A escolha correta do nicho de , é o primeiro ( e talvés o mais importante) passo para começar a criar o seu negócio digital.

Se errar este passo, todo seu projeto, poderá estar condenado a fracassar, por ser tão importante, separamos um capítulo inteiro para mostrar como fazer a escolha correta do nicho , sobre o qual irá escrever ( seja em um blog, site, ebook, ou curso).

Um nicho, é um segmento de mercado, por exemplo se vamos escrever, sobre automóveis, então este será nosso nicho de mercado, e poderemos falar sobre uma infinidade de assuntos, relacionados a automóveis, desde carros antigos, até lançamentos ou veículos esportivos.

Também dentro deste nicho, podemos escrever sobre : Rodas, pneus, manutenção, etc..

 

Micro Nichos.

Existem, também os “ Micro Nichos”…

O exemplo citado acima, trata de um nicho muito grande ( automóveis), existe uma infinidade de assuntos, sobre os quais podemos escrever , que estão relacionados a carros e automóveis em geral.

A grande vantagem, de trabalhar escrevendo sobre um nicho grande, é que não vai faltar assunto…,Pois realmente há muito sobre o que escrever.

Mas grandes nichos, tem uma sério problema: Concorrencia.

Existem milhares de sites, falando sobre carros, por exemplo, e muitos destes sites, tem em seus administradores, experts em SEO, entre outros.

Neste momento, talvés você esteja se perguntando: Tá, mas oque eu tenho a ver com isso, como vou ser prejudicado?

A resposta é simples: Posicionamento em mecanismos de busca, ou em outras palavras Google.

Se você cria um blog, ou site, escreve muito, sobre certo assunto, coloca anúncios do Google Adsense em suas páginas, faz rewiew de diversos produtos, dos quais você é um afiliado, então você só precisa de mais uma coisa: Visitantes Qualificados.

E sabe qual a melhor forma gratuita de conseguir visitantes, altamente qualificados em seu site?

Aparecendo na primeira página de busca do Google (Yahoo, Bing, Ask também..), mas principalmente no Google, sempre que uma busca for feita, sobre o assunto do qual você escreve.

Percebeu agora, a importancia de estar bem posicionado nos mecanismos de busca?
È por este motivo, que muitos blogueiros, preferem criar um blog, específico, para cada micro nicho, pois será muito mais fácil, conseguir um bom posicionamento  escrevendo sobre “faróis de carros antigos” do que simplesmente, fazer um blog  sobre “carros” em geral.

Claro que, dentro do nicho de carros , existem centenas de opções, como ; “Clube do chevete” “clube do carro tal..” “ carros preparados para trilha” “Off Road” etc…

Porém é necessário um equilíbrio, pois se optar por micro nichos muito específicos, será relativamente fácil, obter um bom posicionamento nos buscadores, mas receberá muito poucas visitas, e não irá ganhar dinheiro de forma significante.

È necessário saber quantas pessoas, estão buscando informação, sobre o assunto, no qual você está trabalhando, de nada adianta escrever sobre um micro nicho, tão específico que recebe apenas 10 ou 100 visitas por mês, e ainda por cima não terá um bom produto, para trabalhar como afiliado, dentre deste micro nicho.

Como Escolher Exatamente o Seu Nicho.

Para fazer uma escolha correta ,você precisa responder a alguma pergunta das pessoas, ou resolver algum problema das pessoas.
Em outras palavras, você precisa saber exatamente, o que as pessoas estão buscando na internet, e suprir esta busca, com informações relevantes.

Neste ponto, é importante que você escolha um assunto ( nicho) em que você já tem um bom conhecimento e possa falar com segurança sobre o assunto, ou então escolha um assunto, no qual você tem um grande interesse, e pesquisa tudo sobre aquele determinado assunto, para assim poder dar respostas , que realmente vão ajudar o seu público alvo.

Pois se não domina determinado assunto, é melhor não falar sobre o mesmo, e escolher outro no qual tenha domínio e possa se tornar uma autoridade no assunto, por exemplo: A pessoa pesquisa no Google “ Como cortar cabelo em casa” Eu pessoalmente, não vou escrever sobre este tema, pois não entendo nada sobre este assunto, assim não posso ajudar este público específico, mas talvés você tenha um bom conhecimento sobre o assunto “corte de cabelo” e poderá ajudar verdadeiramente este público que busca esta informação específica.

Obter Idéias de Nicho.

Bem, agora que você já entendeu como funciona, é hora de escolher um tema, para falar em seu blog.

Caso você não tenha uma idéia específica em mente, é muito fácil encontrar idéias no próprio Google.

Para isso basta acessar o site do Google, e digitar o início de uma pergunta, seguida por uma letra do alfabeto, por exemplo vou digitar: “ Como a”  ( sem aspas).

como_a

Observe na imagem acima, que o google, já me deu várias idéias, sobre os principais assuntos, que as pessoas buscam, e que começam com “como a”.

E você pode fazer isso, com todas as letras do alfabeto, vamos fazer mais um exemplo: “como b”.

como_b

Existem milhares de possibilidades, por exemplo, você pode digitar:  “Como fazer”

como_e

Observe, que o Google, sempre vai mostrar uma pequena lista, sobre os assuntos mais buscados, e esta é uma ótima fonte de idéias, afinal queremos suprir as necessidades das pessoas, fornecendo informação de qualidade, em troca de visitas qualificadas ( que nós vão gerar dinheiro)

As possibilidades, são infinitas, existem pessoas que tem,  medo, existem pessoas que querem fazer, existem pessoas que querem conseguir algo, etc

Vamos colocar mais um exemplo, digitando do Google: “Medo de”

medo_de

Veja que mais uma vez, o resultado da pesquisa, nós apresentou uma peque lista, de idéias, sobre as quais há buscas no Google.

Mas agora é hora de seguir por um caminho, ou seja escolher um nicho de mercado, e fazer novas pesquisas dentro daquele nicho.

Afinal, não faze sentido, criar um blog sobre carros antigos e escrever sobre “medo de palhaços” não é mesmo?

Antes de concluir, quero  mostrar apenas mais um exemplo, de busca “Como e”:

como_e

 

Olha que legal:  Há pessoas buscando , não só sobre “como emagrecer”, mas também sobre diversos outros assuntos, até mesmo sobre “como engordar”  pode ser um bom tema, ao contrário do que muitas pessoas pensam.

Mas digamos que eu tomei a decisão de fazer um site, sobre: “como emagrecer”, pronto!

Então o primeiro passo está concluído, vou escrever sobre “Emagrecimento” ( lembrando que isso é apenas um exemplo, para facilitar o entendimento, você deve escolher o seu próprio nicho)

Bem, então vou pesquisar dentro do nicho que escolhi, para ver se há um bom volume de pessoas interessadas no tema que eu selecionei.

 

Para fazer isso, vou utilizar uma ferramenta grátis:
Planejador de palavras chave do Google  
Clicando sobre o link acima, você será direcionado ao planejador de palavras chave, do Google Adwords.

Apesar desta ferramenta ser direcionada, para pessoas que desejam anunciar no Google Adwords, ela é perfeita para quem deseja escolher um nicho de mercado, ou escolher um título de um post, dentro de um blog de nicho.

Para ter acesso, a esta ferramenta, você precisa ter uma conta ( gratuita) no Google, caso não tenha, lhe recomendo abrir uma conta de e-mail no Gmail, assim já terá uma conta para todos os produtos do Google ( como: Adsense, Adwords, Youtube etc).

Deixe uma resposta